Como as alterações climáticas podem prejudicar a pecuária

Para cuidar do seu gado, separamos algumas curiosidades para que você fique atento durante as mudanças climáticas. No inverno, a seca é o principal vilão de todo o gado, já no verão, as altas temperaturas causam elevado nível de estresse nos animais.

No verão, com o desconforto que o calor provoca nos animais da pecuária, eles produzem uma quantidade elevada do cortisol, hormônio ligado aos níveis de estresse, prejudicando diretamente a produtividade e desenvolvimento do gado. O que mais perde líquidos e sais minerais importantes para a produção é o gado leiteiro. Assim, bebem mais água para manter e regular a temperatura corpórea, desenvolvendo a sudorese – perda de nutrientes pelo suor – que causa um leite de menor qualidade.

As altas concentrações de cortisol fazem com que os animais se alimentem menos e também, como consequência, crescem menos, no caso do gado de corte. Podemos citar ainda, que a reprodução das fêmeas, tanto por modo natural ou inseminação, expostas à radiação solar no período de verão, é prejudicada. Isso ocorre devido a temperatura interna, que aumenta, resultando na produção de ovócitos com baixa qualidade, o que pode impedir a fecundação.

Nos períodos mais frios, no inverno, determinadas raças de gado tem uma vulnerabilidade maior. Com os pastos ameaçados pelo clima, muitos animais acabam morrendo por falta de cuidados apropriados. Nesta estação, a pastagem pode demorar a crescer, perder nutrientes e secar muito rápido, o que afeta, diretamente, o bem-estar do gado, que para de ter uma alimentação saudável e ideal. Portanto, o ideal é que sejam ofertados, aos animais, alimentos proteicos, energéticos ou dietas completas, evitando que percam peso.

A previsão, segundo novos estudos, é que as mudanças sejam intensificadas e os pecuaristas sofrerão com os prejuízos com o aquecimento global. Assim, um ciclo será iniciado devido a pastagem, que se tornará menos proteica, já que o gado, com a estiagem, consome mais alimento para alcançar o peso ideal, assim produzindo mais metano, um potente causador do efeito estufa.

Estamos percebendo que os períodos de seca prolongada e estiagem estão aumentando e vem prejudicando vários animais na pecuária. O ideal é a cautela e mais atenção quanto ao meio ambiente para que esse aumento de temperatura seja inibido e prejuízos maiores aconteçam.