A alimentação correta é fundamental para a máxima produtividade
Cada animal é único e possui suas reivindicações nutricionais, que podem variar de acordo com a idade, o peso ou com a atividade que ele desenvolve. Por isso, a sua saúde e produtividade dependem de uma alimentação adequada, que seja feita com alimentos de qualidade. Todos sabemos que uma má alimentação pode trazer doenças, perda de peso, baixa produtividade e ainda, prejuízos.
O alimento adequado deve suprir toda demanda que o animal tem de fibra, proteína, energia e minerais para atingir o objetivo preestabelecido. Com isso, a composição e quantidade da dieta a ser fornecida precisa ser estabelecida com base no valor nutricional e custo dos ingredientes que estão à disposição para que a mesma seja formulada. Por exemplo, na alimentação das vacas é extremamente importante dar uma ração adequada para cada etapa da produção: cria, recria, engorda ou produção de leite.
Resumindo, para um bom desenvolvimento do porte e da saúde do animal, a ração fornecida deverá conter alimentos que observem as necessidades nutricionais e também sexo, estrutura corporal, peso vivo, produção de leite ou taxa de ganho de peso esperada. Podemos destacar que os alimentos ricos em proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e demais componentes ajudam no aumento do peso do gado e na produção leiteira.
A alimentação bovina é composta, basicamente, por alimentos concentrados, volumosos e suplementos, aditivos (substâncias nutritivas ou não, integradas a ração com função estimulante e terapêutica). Com a dieta baseada em suplementação, temos muitas vantagens para a nutrição do gado, já que melhora a eficiência alimentar, auxilia na terminação, aumenta o fornecimento de nutrientes, além de permitir aumentar a lotação da propriedade.
Podemos destacar também, que há uma melhora na produtividade, fazendo com que gados mais jovens cheguem ao ponto de abate mais prematuramente, com uma carne de boa qualidade. Com o balanceamento adequado da dieta do gado, o ganho de peso é influenciado diretamente, de modo que, quanto maior for a proporção de alimentos energéticos (concentrados) na dieta bovina maior será esse ganho.