Suinocultura: como produzir com qualidade

Você sabia que o Brasil é um dos maiores produtores e exportador de carnes suína? Por isso, a sanidade, nutrição e manejo correto da granja são essenciais para continuar com o ritmo de produção e com a qualidade.

Assim, com o objetivo de estabelecer regras e boas condutas na criação de suínos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa disponibilizou cartilhas sobre bem-estar na produção de suínos. Elas apresentam como deve ser realizado o tratamento dos animais nas granjas, o transporte e os processos corretos a ser adotados nos frigoríficos. As matérias foram escritas por especialistas em suinocultura e vão ajudar os profissionais que trabalham em toda a cadeia produtiva.

A primeira publicação trata de questões relacionadas à nutrição, biossegurança e climatização do ambiente. As outras falam sobre as boas condutas em relação ao transporte dos animais e sobre a estrutura necessária para recebê-los. Enfatiza que o início do embarque deve ser realizado pelas baias mais próximas ao embarcadouro e os grupos devem ser pequenos – dois a três suínos por manejador.

Para mais informações, clique aqui.