Tecnologia impulsiona produtividade no campo

Na agropecuária como em vários outros setores da nossa economia, a tecnologia só veio para somar. Confira, aqui, quais as vantagens que a tecnologia trouxe para o negócio do produtor.

No setor da agropecuária, empresas foram criadas para solucionar problemas durante a produção rural através de tecnologia. Assim, atualmente, a atualização é muito importante, haja vista que o desenvolvimento por meio da inovação já é uma realidade presente na maioria do mundo do agronegócio.

Podemos já verificar algumas das tendências tecnológicas presente no agronegócio e facilitam a vida dos produtores rurais, que estão diminuindo o uso da intuição e se pautando em métodos testados, inovadores e que podem trazer mais retorno. Desta forma, equipamentos com recursos como imagens de satélite, sensores remotos, aprendizagem por máquina e inteligência artificial estão sendo referências quando o assunto é tecnologia no campo.

Agora, na pecuária, todo o controle do confinamento, alimentação e melhorias genéticas estão sendo transformados pelos novos sistemas de informação, fazendo com que o animal se desenvolva cada vez melhor e conte com o ciclo (cria, recria, engorda) mais produtivo possível. Podemos citar também um aplicativo, elaborado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que levou a inovação na pecuária para palma da mão do produtor, facilitando o acesso às informações sobre a produção do leite. Lá, são encontradas dicas práticas para aplicar nas atividades do dia a dia e é possível, ainda, até tirar dúvidas com técnicos da Embrapa.

Enquanto isso, podemos ver inovações na agricultura, nas plantações e colheitas. Cada vez mais, há a utilização da agricultura de precisão. Esse inovador tipo de produção é realizado através de máquinas, conectadas à internet, o que permite a análise das operações no campo, não só aumentando a produtividade, como também reduzindo o uso de águas e fertilizantes. Essa agricultura é mais conhecida como “Agricultura Digital”, realizada por drones com softwares para detectar pragas e falhas no plantio e na irrigação.

Uma realidade no meio agrícola, que está ajudando o produtor a diminuir gastos e aplicação de produtos químicos, são os sensores de pulverização seletiva de ervas daninhas. A umidade, compactação, fertilidade, temperatura das plantas, dados meteorológicos, localização das ervas e infestação de doenças e pragas são processos facilmente analisados e executados.

Assim, essa é a nova realidade que hoje vivemos. Toda a utilização de novas tecnologias na agropecuária, se bem empregada, ajuda diretamente em um melhor aproveitamento de recursos e insumos, reduzindo custos e ampliando a produtividade do setor do agronegócio, além é claro, de garantir produtos com mais qualidade e segurança.